Caso você esteja começando uma terapia
Terapia é uma coisa estranha. Ou pelo menos deveria ser.
Caso você esteja começando uma terapia vou te passar umas dicas que podem te ajudar caso você não saiba muito bem o que dizer em uma sessão:
1 - No meu caso, como tenho formação psicanalítica, pode soltar a franga. A ideia é permitir que através da fala você consiga acessar conteúdos que você não conhece, coisas que você não sabe de si mesmo. Ter scripts atrapalham quando o assunto é o inconsciente. A psicanalise tem uma instituição chamada “associação livre” que serve pra você se perder nas próprias referencias até esbarrar em algum conteúdo interessante.
2- Você pode falar da sua semana como um aquecimento. Sem problemas. Eu não estou particularmente interessado no que você fez ou deixou de fazer, o que me interessa é o seu coração. O que faz ele vibrar? Onde ele caiu da mudança? Não precisa falar bom dia, pode chegar de sola.
3 - Use o terapeuta. Ele é seu objeto, um ser artificial que não tem historia, nem gênero, é um quadro em branco. Projete suas maluquices, suponha coisas, lance uns gritos, coisas que você não falaria no bar nem no espelho do banheiro. Só não pode fazer coisas, falar pode tudo.
4 - Saber do terapeuta só diminui seu espaço de projeção, então não perca tempo fazendo perguntas pessoais para seu terapeuta. Saiba o mínimo.
5 - Não fale da sua sessão na mesa do bar, nem com marido/esposa. A terapia é somente sua e manter sua privacidade é um sinal de saneamento emocional.
6 - Podem ocorrer problemas em uma terapia, abusos, invasões, ou uma terapia que não trabalha nenhuma questão com o paciente. Importante você perceber, estar pronto e reagir. Nunca relaxe quando o tema é abuso. Não existem santos nesse planeta. E caso perceba que as coisas não estão saindo como você gostaria, procure um outro terapeuta.
7 - Uma terapia existe para estimular responsabilidade. Se não gostou, não pergunte para uma amiga o que ela acha. Fale e resolva com seu terapeuta.
8 - Terapia não é pra fazer você se sentir melhor. Geralmente ajuda, mas não é a finalidade.
9 - Aproveite sua hora terapêutica para elaborar questões, pense na terapia como uma investigação sobre você, sendo que você é o suspeito. Não confie na história que você conta sobre você. Não precisa ser verdade, você pode mentir. Diga que está mentindo, e se pergunte por que você mentiria para seu terapeuta. Convide o terapeuta para explorar sua mentira.
10 - Homens acham que compartilhar problemas e sentir é errado. Por isso tem dificuldades com a terapia. Aqui é pra aprender a reclamar, chorar, sentir, hesitar, fraquejar. Contar historias monótonas, jogar a culpa nos outros, é sempre se refugiar na razão e isso não vai te levar muito longe na vida.
11 - Não quer fazer a sessão? Diga que não quer, é melhor.
12 - Pode repetir temas, por anos inclusive. Terapia é uma coisa ortodôntica, lenta, tectônica. Precisa ser no seu ritmo, pra você aguentar. Por quê? Porque como dizia meu avô: Não é fácil!
13 - Comigo pode falar de espiritualidade, adoro espíritos. E não vou achar você esquizofrênica.
14 - Sempre indico: umbanda pra quem não tem espiritualidade, personal trainer pra quem é sedentário, nutricionista é melhor que remédio.
15 - Não malhe para emagrecer. Malhe pra se sentir viva e gostosa. Quanto mais coisa melhor: atividade física+convívio social+arte= Zumba ou hidroginástica. Agregue.
16 - Um dia vamos acabar, como tudo na vida. Aproveite a viagem!